segunda-feira, 9 de maio de 2011

Hidrocelo

Um hidrocelo (do gr. hydor: “água” + kele: “quebra” ou “cavidade”) consiste numa acumulação de líquido à volta do testículo. Esta situação não é incomum em recém-nascidos, mas é rara em adultos. Muitas vezes o hidrocelo aparece apenas num dos lados. Hidrocelos bilaterais ocorrem apenas em cerca de 10% dos casos. Na maioria dos casos o hidrocelo é congénito, o bebe nasce com ele. A causa é: quando os testículos descem para o escroto, antes do nascimento, um saco e algum fluído do interior do abdómen deslocam-se com eles. O saco habitualmente fecha e o fluído é absorvido. Contudo se não for possível refluir e permanecer dentro do saco fechado, produz o chamado hidrocelo não comunicante. Esta condição habitualmente corrige-se por si só durante os primeiros 18 meses de vida.  (Nosso caso, o Di tinha uma no testículo direito desde que nasceu, e foi aumentando mas àq coisa de1 mês tem vindo a diminuir, aliás, já quase não e nota!! )
Em alguns casos, o saco permanece aberto e o fluído pode deslocar-se para cima e para baixo entre o escroto e o abdómen. Neste caso, fala-se em
hidrocelo comunicante. É mais pequeno depois do descanso nocturno e maior depois de um dia de actividade.

   



1 Escroto normal 2 hidrocelo não-comunicante 3 hidrocelo comunicante

TratamentoUm pequeno hidrocelo que não produz sintomas não necessita de tratamento. Contudo, se produzir desconforto ou se se tornar demasiado evidente devido ao seu tamanho pode estar indicado tratamento médico. Se o hidrocelo aparecer num adulto pode indicar alguma lesão interna ou doença grave subjacente. Assim, uma examinação e diagnostico cuidadoso - excluindo outros problemas – são sempre necessários. Dois desses outros problemas podem ser: uma hérnia ou torção testicular (ver à frente). Um hidrocelo evidente num jovem com mais de 18 meses também pode necessitar de atenção médica. Muitas vezes os hidrocelos tendem a aumentar com o tempo. O tratamento mais comum é a cirurgia, muitas vezes combinada com aspiração por agulha, e a injecção de alguma medicação. 

Torção Testicular



A torção testicular consiste no enrolamento do testículo no seu cordão espermático. Isto acontece se o testículo, o qual está normalmente aderente à base do escroto, se liberta e flutua livremente. Como resultado, o testículo pode sofrer rotação e o cordão espermático pode torcer. Isto, por sua vez, corta o seu fornecimento de sangue. O resultado consiste num edema escrotal associado a dor grave e súbita, que muitas vezes se estende para o abdómen e pode ser acompanhada por náuseas e vómitos. Em associação a estes problemas esta situação também pode produzir um hidrocelo (ver ali). A torção testicular pode ter várias causas, desde algumas malformações congénitas até exercício violento e extenuante ou água fria. É mais comum em crianças e adolescentes, mas pode ocorrer em qualquer idade. Regra geral, o testículo esquerdo é o afectado.

TratamentoA torção testicular é uma emergência médica que requer um especialista. Se não for tratada nas primeiras 6 horas, o testículo pode sofrer lesões permanentes. (Neste caso, é removido e substituído por algum implante cosmético que preserve a aparência normal exterior do escroto.) Para o seu tratamento: o medico deve primeiro tentar distorcer a torção manualmente. Contudo, se não for suficiente a cirurgia é inevitável.

Graças a Deus, o nosso hidrocelo está a desaparecer bem do sistema do Di, mas confesso que andei maluca com a situação. 
Andei em urgências na Estefânia e saía de lá com uma enorme frustração.
" ..mãe, isso desaparece perto dos 15 a 18 meses, tem de esperar..."
Devem calcular o melão que tinha quando saía porta fora, ficava horas à espera para ser atendida e o menino visto e depois... só isto? Credoooooooooooooooooo
Agora tem saído nas fezes, nota-se bem que é daquilo.
Só posso dizer às mães, para serem pacientes ,desconhecia isto e andava as aranhas e assustada e completamente receosa que o inchaço o incomodasse e até proporcionasse dor ou fosse uma hérnia ou a Torção, mas está a melhor a olhos vistos!!
Quiz partilhar, pois é uma angústia terrível, um bebé tão vulnerável e com um alto tão grande e desproporcional.. ainda por cima numa zona tão sensível. 


Fonte hidrocelo 

Sem comentários:

Enviar um comentário