terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

IMPLANON




O que é o IMPLANON e para que é utilizado?

É  um implante contraceptivo, para a via subcutânea e é pré- carregado num aplicador descartável. O implante é um pequeno bastonete que contém 68 miligramas de substância activa etonogestrel. O aplicador permite ao profissional de saúde inserir o implante mesmo por baixo da pele da parte superior do seu braço. O etonogestrel é uma hormona feminina sintética similar à progesterona. Uma pequena quantidade de etonogestrel é libertada de forma contínua para a corrente sanguínea. O implante em si é feito de copolímero de vinilacetato de etileno, um plástico que não se dissolve no corpo. Também contém uma pequena quantidade de sulfato de bário que o torna visível por raio-X.
O Implanon  é utilizado para prevenir a gravidez.

Como actua o IMPLANON ?

O implante é inserido mesmo por baixo da pele. O componente activo, o etonogestrel, actua de duas formas:
- Previne a libertação de um óvulo dos ovários.
- Provoca alterações no colo do útero que vão dificultar a entrada dos espermatozóides no útero.
Assim, o Implanon vai protegê-la contra a gravidez por um período de três anos mas, se tiver excesso de peso, o médico pode aconselhá-la a substituir o implante mais cedo.
O Implanon é um entre vários métodos para prevenir a gravidez.
Outro método de controlo da natalidade frequentemente utilizado é a Pílula combinada. Em contraste com   as Pílulas combinadas, o Implanon  pode ser utilizado por mulheres que não podem ou não querem usar estrogénios. Ao utilizar o Implanon não tem de se lembrar de tomar uma pílula todos os dias. Esta é  uma  das razões para o Implanon ser muito eficaz (mais de 99 % de eficácia). Se, em casos raros, o implante    não for inserido correctamente ou não for mesmo inserido, poderá não estar protegida contra a gravidez. Quando estiver a usar Implanon, a sua hemorragia menstrual pode sofrer alterações e tornar-se ausente, irregular, pouco frequente, frequente, prolongada ou raramente abundante. O padrão hemorrágico que irá   ter durante os primeiros três meses indica geralmente o seu padrão hemorrágico futuro. As menstruações dolorosas poderão melhorar.
Pode parar de utilizar o Implanon  em qualquer altura. (ver também “Quando quiser parar de utilizar ”).

O que deve saber antes de inserir o IMPLANON ?

Não utilize o Implanon se tiver qualquer uma das situações mencionadas abaixo. Se qualquer uma destas situações se aplicar a si, fale com o seu médico antes de ser inserido. O seu médico pode aconselhá-la a utilizar um método contraceptivo não hormonal.
- se tem alergia (hipersensibilidade) ao etonogestrel ou a qualquer outro componente de Implanon;
- se tem uma trombose. A trombose é a formação de um coágulo de sangue num vaso sanguíneo [por exemplo, nas pernas (trombose venosa profunda) ou nos pulmões (embolismo pulmonar)];
- se tem ou teve icterícia (pele amarelada) ou doença do fígado grave (quando o fígado não está a    funcionar correctamente);
- se tem (teve) ou se poderá ter cancro da mama ou dos órgãos genitais;
- se tem qualquer hemorragia vaginal inexplicável.
Se alguma destas situações surgir pela primeira vez enquanto estiver a utilizar o Implanon , fale com o seu médico imediatamente.

IMPLANON e outros medicamentos 

Ao utilizar Implanon com outros medicamentos ou produtos à base de plantas, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica, informe o seu médico. Alguns medicamentos podem impedir que Implanon  actue correctamente.

IMPLANON efeitos com alimentos e bebidas

Não existem indicações de qualquer efeito dos alimentos e bebidas na utilização de Implanon .

Gravidez e aleitamento

Não pode usar Implanon enquanto estiver grávida ou pensar que pode estar grávida. Em caso de dúvida se está ou não grávida, deve fazer um teste de gravidez antes de começar a utilizar Implanon .Pode ser utilizado durante a amamentação. Embora passe para o leite materno uma pequena quantidade de substância activa do Implanon, não existem efeitos sobre a produção ou a quantidade de leite materno, nem sobre o crescimento e desenvolvimento da criança.
Se estiver a amamentar e quiser utilizar Implanon, informe o seu profissional de saúde.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não existem indicações de qualquer efeito da utilização do Implanon sobre a vigília e concentração.



  

Aplicação do implante IMPLANON  

Antes de inserir ou remover o Implanon , o seu profissional de saúde irá aplicar-lhe um anestésico local.
O Implanon é inserido directamente por baixo da pele, no lado interno da parte superior do braço não dominante (o braço que não utiliza para escrever).Só deve ser removido ou substituído não mais do que três anos após a inserção.
Para a ajudar a relembrar quando e onde foi inserido o Implanon e quando Implanon têm de ser removido, o seu profissional de saúde irá dar-lhe um Cartão de Utilizadora que contém esta informação. Guarde o cartão num local seguro!
No fim do procedimento de inserção, o profissional de saúde irá pedir-lhe para sentir implante por palpação. Um implante correctamente inserido deve ser claramente palpável pelo profissional de saúde e por si, com certeza se for possível erguer ambas as extremidades entre o polegar e o indicador. No caso de querer substituir o Implanon, pode ser inserido um novo implante imediatamente após a remoção do implante antigo. O novo implante pode ser inserido no mesmo braço e no mesmo local do implante anterior.
Se quiser parar de utilizar Implanon pode pedir ao seu profissional de saúde para remover o implante em qualquer altura que desejar. Se não se conseguir localizar o implante por palpação, o profissional de
saúde poderá ter de fazer um raio-X, ecografia ou ressonância magnética para localizar o implante. Dependendo da posição exacta do implante, a remoção poderá ser um pouco difícil e poderá necessitar de uma pequena cirurgia.

EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Implanon  pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Durante a utilização do Implanon, a hemorragia vaginal pode surgir em intervalos irregulares. Esta pode ser apenas uma mancha ligeira, que pode até não necessitar de um penso higiénico, ou uma hemorragia mais abundante, que se assemelha a um período menstrual escasso e necessitar de um penso higiénico.Poderá também não ter qualquer hemorragia. As hemorragias irregulares não são um sinal de que a protecção contraceptiva do Implanon está diminuída. De uma forma geral, não necessita de tomar qualquer medida. Contudo, se a hemorragia for abundante ou prolongada, consulte o seu médico.


Minhas caras, após a minha segunda gravidez,que não foi planeada, tal como a primeira também não, mas aconteceram e para prevenir mais alguma sai da maternidade já com o implante IMPLANON no braço. Confesso que a aplicação não é muito famosa, um processo tão simples mas fez me imensa confusão a ver, não dói nada durante aplicação mas assim que a anestesia passou, parecia ter o braço congelado e doía me que não era brincadeira, andei com braço muito sensível e dorido umas boas semanas, e todo negro na zona da aplicação,parecia que tinha sido espancada e esforços era impossível, doía me logo o braço. Actualmente nem me lembro que o tenho e escuso de perder tempo a tomar a pílula ou correr o risco de esquecer a toma. Por  vezes, mas raras, sinto uma sensação de fresquinho, não dói nem incomoda nada. 
Estou satisfeita, por enquanto não é, veremos mais para a frente, eu já tenho o meu à 3meses e a primeira menstruação após o parto não foi abundante e anteriormente às gravidezes até era.  
Acho que é uma boa solução. 



Está bem que não protege das doenças sexualmente transmissíveis, mas para quem tem parceiro certo, e não pretende engravidar é apropriado e mais práctico. ( na minha opinião claro, pois estou satisfeita )

21 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Podes dizer-me como te deste com o implanon? Efeitos secundarios, engordar, sangramentos etc.

    Obrigada beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite,tudo bem cmg,espero que ctg tb!Eu posso dizer que sou daquelas mulheres felizardas que adoram este dispositivo!!eu e o meu companheiro!!Nunca tive acne ou qualquer reacçao alergica desagradavel, deixei de ter menstruaçao, e mantive a elegancia!Agora resta saber se sou mesmo ruim ou dei me lindamente com ele! Aconselho vivamente tanto que vou trocar o meu dentro em breve!!

      Eliminar
    2. Obrigada, está tud bem cmg tb :) ainda bem que leio um restemunho postivo :) só tenho lido coisas menos boas e fico triste. Tenho endometriose e não devo menstruar. E ultimamente com cerazette tenho tido muitas perdas, daí estar a ponderar implanon. beijinhos e obrigada

      Se quiseres podes dar uma viste de olhos no meu blog http://conversasdeendogirls.blogspot.pt/

      beijinhos :)

      Eliminar
    3. vou ser o mais sincera possivel,tenho o meu a 3Anos e sempre que as pessoas questionvam que contracepctivo uso ou se tenho aparelhos,dizia k tenho o implanon so falavam mal e criticavam me,mas eu gosto e aconselho,claro k difere muito de organismo para organismo mas estou mesmo satisfeita! bjinhos e vou cuscar o teu blog!!

      Eliminar
    4. Olá boa noite, eu tomava a pílula mas as vezes esquecia a me de a tomar, e eu decidi por o implante mas problema é que ando com a menstruação a mais de 15 dias já tenho o implante a 2 mesas a primeira menstruação que tive desde que tenho o implante foi menos dias. Não sei o que se passa alguém me pode ajudar sff. Obrigada

      Eliminar
    5. Olá boa noite, eu tomava a pílula mas as vezes esquecia a me de a tomar, e eu decidi por o implante mas problema é que ando com a menstruação a mais de 15 dias já tenho o implante a 2 mesas a primeira menstruação que tive desde que tenho o implante foi menos dias. Não sei o que se passa alguém me pode ajudar sff. Obrigada

      Eliminar
    6. Olá boa noite, eu tomava a pílula mas as vezes esquecia a me de a tomar, e eu decidi por o implante mas problema é que ando com a menstruação a mais de 15 dias já tenho o implante a 2 mesas a primeira menstruação que tive desde que tenho o implante foi menos dias. Não sei o que se passa alguém me pode ajudar sff. Obrigada

      Eliminar
    7. EU COLOQUEI TEM 1 MÊS, QUANDO VEIO A PRIMEIRA MESTRUAÇÃO APÓS O IMPLANON, NÃO TIVE CÓLICA E NEM TPM, FOI MARAVILHOSO. mas em compensação estou sangrando tem 30 dias, varia o fluxo no dia. será que isso vai acabar? minha médica disse que é normal. Estou ficando preocupada e irritada. É normal? alguém pode me ajudar?

      Eliminar
  2. ola, tive implanon por 3 anos e correu tudo bem, entao resolvi por novamente, mas o novo implanon esta a me deixar louca, quase 50 com sangramento e dias com aqueles pedaços coagulados, dor de cabeça, irritaçoes,cansaço e por ai vai. só penso em tirar e a medica nao quer tirar diz que vai passar ......to sem paciencia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou assim também. Vou fazer 6 meses. E desce todos os dias. Aquela barrinha

      Eliminar
    2. Faz 4 meses que estou com o implante. não paaaro de menstruar, cólicas e dormindo +- 13h por dia! estou tomando injeção de vitamina b12 e ferro. Não aguento mais. será que a solução é tirar???

      Eliminar
  3. Ola Simplesmente Eu :)
    Coloquei o meu imlpanon há 16 dias estou optima, não se nota nada até agora não tive sangramento, estou adorar. Só tenho é medo de sangrar a qqr momento, como tenho endometriose é compliacado :(
    E agora que já vi videos de como se tira estou assustada e começo a pensar como vai ser dps :( Sou muito mariquinhas e esses videos deixaram-me mesmo zonza... Agora fiquei sem cicatriz nenhuma mas e depois? Como foi contigo?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Para quem usa implanon:
    Desde que o meti há 14 meses que o período é uma constante na minha vida. Três ou quatro semanas de perda de sangue e depois uma semana no máximo livre desta chatice. Mas desta vez estou há duas semanas e meia sem o dito cujo e estou a estranhar. Já vos aconteceu?
    Do que andei a ler sobre o assunto, ao fim de seis meses estabelece-se o padrão e muitas das que tinham perdas contínuas deixam de ter o período, mas comigo passaram 14 meses...

    ResponderEliminar
  5. Boas e normal todos esses sintomas eu já uso a seis anos e menstruação e raro vir mas quando vem e durante algum tempo....

    ResponderEliminar
  6. Boas e normal todos esses sintomas eu já uso a seis anos e menstruação e raro vir mas quando vem e durante algum tempo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, e durante quanto tempo dura o seu quando vem? O meu já dura à umas 3 semanas...

      Eliminar
  7. Boa noite alguém sabe se o implanon dura apenas 3 anos? Tem de ser retirado emidiatamente?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde eu retirei o inplanon no dia 17 de Janeiro de 2017 mas desde esse dia ando com vômitos e emjoos.. tomo a minigeste... gostava de saber o que se passa comigo...

    ResponderEliminar
  9. ola eu tenho o implanon, ja devia ter tirado o ano passado em junho quando fez os 3 anos, mas so tenho consulta agora em maio, e a medica disse me que nao e naquela consulta que vai tirar ainda ade agendar uma nova ou seja entretato vai fazer um ano que esta fora da "validade" perde logo o infeito?

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de saber se posso tomar pílula anticoncepcional mesmo tendo o implanon para parar a menstruação q ja faz 10 dias .

    ResponderEliminar
  11. Retirei meu implanon após 5 anos de uso. Ele era de três anos mais coloquei em Portugal e só agora consegui tirar no Brasil. Quando completou 4 anos minha menstruação começou a descer sem parar e eu querendo engravidar tinha que tomar anticoncepcional para parar. Agora faz 15 dias que estou menstruando mais retirei faz 4dias será que vai parar ou vou ter que tomar anticoncepcional? Quero muito engravidar me ajudem,😥

    ResponderEliminar